Telecentros terão cursos profissionalizantes

Ministério das Comunicações vai capacitar usuários do Programa de Inclusão Digital em todas as cidades do Brasil

Brasília - O Programa Telecentros Comunitários, que já levou espaços públicos de acesso gratuito à internet em banda larga a 98% dos municípios brasileiros, entra agora em nova fase. Os espaços abertos ao público para acesso à web passarão, ainda este ano, a oferecer cursos online gratuitos, como forma de capacitar profissionalmente o cidadão. A licitação para contratar a empresa responsável por formatar os cursos aconteceu na segunda-feira, 8 de fevereiro. A licitação será na modalidade pregão eletrônico para registro de preços.

O Ministério das Comunicações vai oferecer 500 mil matrículas para os cursos. Todos os telecentros serão contemplados. De acordo com o Coordenador-Geral de Projetos Especiais do ministério, Carlos Paiva, a expectativa é capacitar, até julho, pelo menos 500 mil pessoas ou realizar pelo menos 500 mil cursos, já que uma pessoa pode se matricular em mais de uma modalidade.

“Estamos aprimorando o serviço prestado. É a seqüência e a efetividade das ações de inclusão digital e social proporcionadas pela infraestrutura dos telecentros comunitários implantados no Brasil”, afirma.

Serão oferecidos 73 cursos pela internet, colocados à disposição do público pelo site do ministério, abrangendo nove áreas de interesse para inserção no mercado de trabalho. Além dos cursos, o ministério vai oferecer também ferramentas de gestão de currículos com os dados profissionais de cada pessoa capacitada. No portal, cada usuário que fez o curso poderá conferir as oportunidades de emprego no mercado.

Para participar, o cidadão receberá um cartão vale-curso contendo um código impresso para a matrícula. “O cartão dará acesso ao portal do Ministério das Comunicações. Ali, o cidadão terá direito de se matricular no curso que escolher”, informa Paiva.

Serão oferecidos cursos nas áreas de iniciação profissional, voltados para primeiro emprego, empreendedorismo, informática, tecnologia da informação, inclusão social e digital, radiodifusão, software livre, agropecuária e meio ambiente. Os cursos deverão estar disponíveis para os alunos durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

De acordo com Paiva, será possível ter acesso ao conteúdo de áudio, ilustrações, animações, exercícios interativos. O portal permitirá fazer a avaliação de cada aluno no fim do curso. Cada aluno receberá, ao final do período de aprendizado, um certificado expedido pelo próprio Ministério das Comunicações e pela instituição de ensino.

Expansão do Programa Telecentros Comunitários
A realização dos cursos profissionalizantes não é a única iniciativa do Ministério das Comunicações para fortalecer as ações de inclusão digital do governo. No fim do ano passado, o ministério licitou 15 mil novos kits telecentro - como são chamados os conjuntos com computadores, mobiliário e equipamento audiovisual. A instalação dos novos telecentros está prevista para começar ainda no primeiro semestre deste ano. A meta é não deixar nenhum município brasileiro de fora.

De acordo com Carlos Paiva, a previsão é instalar 22 mil telecentros comunitários até o fim do ano, incluindo os kits comprados na primeira etapa, que teve início em 2007. Desde a implantação do programa, o Ministério das Comunicações já montou 5.567 telecentros em municípios de todo o país.
Veja a lista com os cursos online que serão oferecidos pelo governo:

ÁREA 1 - Primeiro emprego
Preparação para o mercado de trabalho
Introdução às práticas administrativas
Auxiliar de escritório
Operador de telemarketing
Secretariado
Boas práticas na utilização de e-mail e internet no ambiente de trabalho Telefonista e Recepcionista Introdução ao Atendimento Departamento de Pessoal Motorista Contínuo Porteiro Fotógrafo

ÁREA 2 - Empreendedorismo
Introdução ao Empreendedorismo
Liderança
Contabilidade para profissionais não contadores
Práticas de finanças nas empresas
Desenvolvimento pessoal e profissional
Introdução à exportação
Gestão de pessoas
Gestão do tempo
Reuniões eficazes
Técnicas de negociação
Fidelização de clientes
Introdução à gestão de pessoas
Noções da reforma ortográfica
Tributos
Logística empresarial
Acesso ao crédito
Iniciação à redação
Oratória

ÁREA 3 - Informática
Windows
Word 2007 Básico
Excel 2007 Básico
Excel 2007 Avançado
Power Point 2007 Básico
Power Point 2007 Avançado
Access Básico
Front Page 2000
Outlook 2007
Project 2007
ÁREA 4 - Tecnologia da Informação
Web Design
Bancos de dados
Montagem e manutenção de equipamentos
Programação para internet
Lógica de programação
Segurança da informação
Certificação digital
Introdução à informática
Photoshop CS4
Corel Draw X4
Flash CS4
Active Server Pages (ASP)

ÁREA 5 - Inclusão Social e Digital
Cidadania
Gestão de telecentros
ÁREA 6 - Radiodifusão
Gestão e Operação de Rádio Comunitária
Locução para Rádio Comunitária
Programação e produção de conteúdos para rádio comunitária Legislação e ética na radiodifusão comunitária Sistema Brasileiro de Televisão Digital Antenista para TV Digital

ÁREA 7 - Software Livre
Introdução ao Linux
BrOffice
ÁREA 8 - Agricultura e Pecuária
Administração rural
Bovinocultura de corte
Bovinocultura de leite
Manejo de pastagens
Agricultura orgânica
Tecnologia no processamento de alimentos

ÁREA 9 - Meio ambiente
Gestão ambiental e recursos hídricos
Licenciamento ambiental
ISO 14.001
Noções de meio ambiente e trânsito

Danyella Proença/ASCOM/MC
Voltar

09/02/2010


0 comentários: sobre Telecentros terão cursos profissionalizantes

Postar um comentário